O incidente de uma garça que ingeriu um copo de plástico descartado no Rio Morto, no Recreio dos Bandeirantes, tem atraído a atenção de veterinários e ativistas ambientais. O copo se agarrou ao pescoço da ave, prejudicando sua nutrição e circulação sanguínea, conforme advertiu o veterinário Jeferson Pires.
As fotos do animal foram feitas na tarde de segunda-feira (2) e se espalharam rapidamente pela internet. Jeferson, diretor do Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Universidade Estácio, elucidou que a garça está em perigo de vida por não conseguir se alimentar.
Na terça-feira (3), a Patrulha Ambiental foi chamada, porém não conseguiu capturar a garça. De acordo com Jeferson, situações como essa são comuns. Frequentemente, animais selvagens e domésticos consomem plásticos descartados de maneira imprópria, o que frequentemente leva à morte.
Jeferson já salvou outros animais em circunstâncias parecidas. Recentemente, conseguiu remover um saco plástico do estômago de um jacaré e resgatar uma capivara que estava presa em cordas plásticas na área da Barra da Tijuca.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que está monitorando o caso e pediu que moradores relatem novos avistamentos da garça para facilitar o resgate.
Fonte: Tupi FM