Na quinta-feira passada (5), a NASA comunicou que decidiu postergar o lançamento das missões lunares Artemis II e III. Essas serão as primeiras a enviar astronautas à Lua desde o término da era Apollo, na década de 1970.
No calendário atualizado, o lançamento da Artemis II foi postergado de setembro de 2025 para abril de 2026, sete meses depois do prazo inicial. Artemis III, anteriormente agendada para o final de 2026, tem previsão de lançamento para a segunda metade de 2027. É importante destacar que as missões já foram postergadas anteriormente.
De acordo com Bill Nelson, chefe da agência espacial americana, a alteração se fez necessária por conta de problemas técnicos na cápsula que levará a equipe. O executivo explicou que o escudo térmico da cápsula Orion, feita para proteger os astronautas na reentrada atmosférica, apresentou rachaduras.
“Nós, nossa indústria e nossos parceiros internacionais precisamos desse tempo para garantir que a cápsula Orion esteja pronta para levar nossos astronautas com segurança para as profundezas do espaço e trazê-los de volta à Terra”, disse em coletiva de imprensa na última quinta.
Ele ressaltou ainda que a NASA vem realizando inúmeros testes para prever todos os riscos que os astronautas podem enfrentar ao realizar a missão de retorno à Lua. “A segurança dos nossos astronautas sempre será a prioridade nas nossas decisões […] Não voaremos até estarmos prontos.”
Mesmo com a mudança, Nelson destacou que o lançamento ainda deve acontecer antes “muito antes do que foi anunciado pelo governo chinês”, que pretende enviar uma missão tripulada à Lua em 2030.
Anunciado em 2017, o Programa Artemis tem o objetivo de estabelecer uma presença permanente na Lua e preparar futuras missões a Marte. Em 2022, após atrasos, a missão Artemis 1, que enviou a cápsula não tripulada Orion ao redor da Lua, foi realizada com sucesso. Agora, se tudo der certo, o lançamento da Artemis 3 será o primeiro pouso tripulado na Lua desde a Apollo 17 em 1972.
Fonte: TecMundo