Informações da agência de notícias Reuters indicam que a TSMC planeja fabricar chips NVIDIA Blackwell para Inteligência Artificial em sua unidade no Arizona, uma das mais recentes no império da multinacional de Taiwan.
De acordo com informações não confirmadas, as duas empresas estariam em negociações para formar uma parceria, com a produção começando no início de 2025.
Os primeiros chips NVIDIA Blackwell foram produzidos nas instalações da TSMC em Taiwan. No entanto, devido à elevada procura por esses chips por clientes que operam com alto processamento de Inteligência Artificial, a empresa planeja expandir a produção para os Estados Unidos.
Segundo as fontes da Reuters, Apple e AMD já são consumidores dessa fábrica localizada no Arizona. Se o boato se confirmar, a NVIDIA se tornaria o terceiro cliente.
A agência contatou todas as companhias envolvidas, mas nenhuma delas se manifestou sobre o tema.
Duas fontes afirmaram que a unidade industrial no estado dos EUA não tem a capacidade requerida para fabricar os chips de Inteligência Artificial da NVIDIA baseados na arquitetura Blackwell. Ademais, mesmo que os chips sejam fabricados nos Estados Unidos, seria necessário retornar a Taiwan para a embalagem, ou seja, a montagem da estrutura da placa para a venda.
Desde 2020, a TSMC investiu dezenas de bilhões de dólares em três unidades industriais no Arizona. O valor já ultrapassa os 65 bilhões de dólares, constituindo o maior aporte financeiro na história do estado dos Estados Unidos. Com os três complexos de produção de chips, a empresa taiwanesa está gerando mais de 20 mil empregos diretos e dezenas de milhares indiretos.
Fonte: Canaltech