A revista Time elegeu Donald Trump como “Personalidade do Ano” nesta quinta-feira (12/12). Como parte da comemoração, o presidente eleito estará em Nova York nesta manhã para acionar o sino de abertura da Bolsa de Valores da cidade.
A tradição de tocar o sino simboliza o começo ou o término do dia de negociações na bolsa de valores mais importante do mundo. O ato é visto como uma honra e, normalmente, é destinado a executivos de companhias que celebram marcos significativos, como ofertas públicas iniciais (IPO) ou grandes vitórias empresariais. Contudo, personalidades famosas e líderes mundiais já praticaram o gesto, como Ronald Reagan, Nelson Mandela, Winston Churchill, a rainha Elizabeth II, Vladimir Putin e Joseph Stalin.
Trump já apareceu na capa da Time com o título de “Personalidade do Ano” anteriormente. Durante a eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016, ele foi agraciado com o mesmo reconhecimento. Desde então, ele passou a integrar o grupo de 13 presidentes dos Estados Unidos que foram homenageados pela revista, incluindo o presidente em exercício, Joe Biden, e o ex-presidente Barack Obama.
A NBC anunciou na última segunda-feira (9/12) a lista dos finalistas para o prêmio “Personalidade do Ano” de 2024. Trump, juntamente com Kamala Harris, Kate Middleton, Elon Musk e Benjamin Netanyahu, também estavam na final.
A opinião de Donald Trump sobre a lista da Time sempre foi marcada por polêmicas. Em 2013, ele criticou duramente a eleição da “Personalidade do Ano”, chamando-a de “uma piada e uma jogada de marketing de uma revista que, assim como a Newsweek, logo estará morta”. Dois anos depois, em 2015, Trump expressou insatisfação por não ter sido escolhido para a capa, que na ocasião homenageou a então chanceler alemã Angela Merkel.
No entanto, ao ser finalmente eleito “Personalidade do Ano” em 2016, Trump mudou de tom. “É uma grande honra. Significa muito, especialmente para mim, que cresci lendo a revista Time. E, você sabe, é uma revista muito importante”, afirmou na época.
Em 2024, Trump já apareceu na capa da Time em três ocasiões ao longo do ano.
A “Personalidade do Ano” é uma das edições mais icônicas da revista Time. A iniciativa, que hoje é uma tradição anual, surgiu por acaso. Durante a semana do Ano Novo de 1928, os editores da Time tiveram dificuldades para encontrar uma figura de destaque para ocupar a capa em um período mais lento no universo das notícias.
Como solução, os editores decidiram destacar uma pessoa que tivesse exercido forte influência no ano anterior. Desde então, a “Personalidade do Ano” se consolidou como uma das marcas registradas da publicação, celebrando figuras que, para o bem ou para o mal, influenciaram o mundo de forma significativa nos últimos 12 meses.
Fonte: Metrópoles