A inteligência artificial parece ter estabelecido sua presença definitiva. Além dos grandes aportes no setor por grandes corporações e das diversas aplicações possíveis da Inteligência Artificial no dia a dia dos indivíduos, a ferramenta também tem conquistado espaço no campo educacional.
Por exemplo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro anunciou recentemente a fundação de um Instituto de Ensino e Pesquisa em Inteligência Artificial. Adicionalmente, a entidade disponibilizará um curso de graduação em Inteligência Artificial.
A PUC-Rio comunicou que irá receber a maior contribuição individual desde sua fundação, em 1940, para a implementação das inovações. Serão disponibilizados R$ 35 milhões pela Fundação Behring, uma entidade beneficente focada no progresso do Brasil através do ensino de jovens na área de computação.
O curso superior terá a duração de quatro anos e incluirá um centro de pesquisas avançadas no campo. O Instituto de Pesquisa e Ensino em Inteligência Artificial será instalado no Edifício Behring, que está sendo construído no campus da Gávea.
Antes da conclusão do edifício de cinco andares, as atividades educacionais e de pesquisa iniciarão nas instalações atuais da PUC-Rio. O objetivo da instituição é estabelecer um centro de IA, com a participação do nosso corpo docente e de docentes de outras nações.
A graduação em Inteligência Artificial será a primeira no país a ter uma base extremamente abrangente: tecnológica, humanista e multidepartamental, abrangendo os departamentos de Informática, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial e Matemática
Aulas devem começar no segundo semestre de 2025
- As inscrições para a turma piloto do curso de bacharelado multidisciplinar em IA da PUC-Rio acontecerão no primeiro semestre de 2025.
- Ainda não foi divulgado um cronograma das datas, mas a expectativa é que as aulas comecem no segundo semestre do ano que vem.
- A universidade pretende oferecer cem vagas por ano, com um amplo programa de bolsas de estudo.
- O futuro prédio que receberá os estudantes terá 3,3 mil metros quadrados e contará com salas de aula, laboratórios e um auditório.
- O edifício deve ficar pronto em 2027.
Fonte: Olhar Digital