Os grupos criminosos envolvidos no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro na área do alto e médio Rio Negro foram desmantelados nesta quinta-feira (12), no âmbito da Operação ‘Barões do Arcanjo’, especificamente em São Gabriel da Cachoeira, localizada a 852 quilômetros ao noroeste de Manaus.
Depois da primeira etapa da operação, foi detectada, através da análise de dados telefônicos, uma das principais figuras no esquema, encarregada da coordenação logística do tráfico e da lavagem de dinheiro por meio de empresas fictícias. Descobriu-se que este indivíduo também está diretamente ligado à ocultação de bens obtidos com recursos ilícitos e ao tráfico de drogas dentro do interior.
As investigações também revelaram a utilização de códigos e termos disfarçados em diálogos entre os suspeitos, bem como a rastreabilidade de grandes volumes de drogas em trânsito. O plano também incluía a formação de empresas que atuavam como barreiras para ocultar os ganhos do tráfico, como um bar e um centro comercial, ambos vinculados ao chefe da organização criminosa.
Um mandado de detenção preventiva e três mandados de busca e apreensão foram executados na capital. Os delitos de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro podem atingir mais de 30 anos de prisão.
Fonte: D24am