Um tumulto em um parque de diversões no sudoeste da Nigéria resultou na morte de 35 crianças e deixou seis gravemente feridas, segundo a polícia.
Um porta-voz da polícia estadual de Oyo informou na quinta-feira (19) que oito indivíduos foram detidos por suposto envolvimento no incidente na escola islâmica em Ibadan.
A polícia afirmou que o principal apoiador do evento está entre os detidos.
Segundo a emissora de rádio local Agidigbo FM, os responsáveis pelo evento – Mulheres que Necessitam de Orientação e Suporte (WING) – tinham a expectativa de acolher 5 mil crianças com menos de 13 anos no evento gratuito. Elas poderiam concorrer a prêmios como bolsas de estudo.
O presidente nigeriano Bola Tinubu expressou suas condolências por meio de uma declaração de seu porta-voz, informou a agência de notícias estatal NAN News.
“Neste momento de luto, o presidente Tinubu se solidariza com as famílias afetadas e oferece orações para que o Deus Todo-Poderoso conceda paz às almas daqueles que partiram neste infeliz evento”, disse a declaração.
O presidente também pediu ao governo do estado de Oyo que tome as medidas necessárias para evitar que uma tragédia semelhante ocorra, de acordo com a NAN.
O governador do estado de Oyo, Seyi Makinde, disse que foi “um dia muito triste”.
“Nós nos solidarizamos com os pais cuja alegria de repente se transformou em luto devido a essas mortes”, Makinde postou no Facebook.
“Quero tranquilizar nosso povo de que qualquer pessoa direta ou remotamente envolvida neste desastre será responsabilizada. Por favor, mantenham a calma enquanto as agências de segurança investigam este infeliz incidente”, ele acrescentou.
O caso foi transferido para a seção de homicídios do departamento de investigação criminal do estado, disse a polícia.
“O Comando da Polícia do Estado de Oyo se solidariza com todas as famílias e entes queridos afetados pela tragédia e garante às boas pessoas do estado que a justiça será feita adequadamente”, disse o porta-voz da polícia.