25.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioEsporteJudoca Mayra Aguiar anuncia aposentadoria aos 33 anos

Compartilhar

Judoca Mayra Aguiar anuncia aposentadoria aos 33 anos

Mayra Aguiar, a maior medalhista olímpica e mundial da história do judô brasileiro, anunciou sua aposentadoria das competições do esporte. O comunicado foi feito através das mídias sociais da atleta. Após perder sua primeira luta nos Jogos Olímpicos de Paris, a judoca de 33 anos já havia sinalizado que deixaria o esporte de alto rendimento.

Desde 2008, quando tinha apenas 15 anos, Mayra competiu em todas as edições dos Jogos Olímpicos até 2024, em Paris. Ao perder sua primeira partida, a competidora colocou em dúvida sua participação em um futuro ciclo olímpico. Naquele momento, a atleta de judô alegou que seu corpo havia atingido o limite. É o mesmo argumento que apresentou nesta quinta-feira para anunciar sua aposentadoria.

“Venho aqui informar que estou encerrando oficialmente minha carreira esportiva em alto rendimento. Fui até onde meu corpo permitiu e, mesmo quando ele não permitia mais, forcei ainda mais alguns anos, porque sou teimosa”, escreveu a multimedalhista.

Mayra teve um extenso histórico de intervenções cirúrgicas ao longo de sua trajetória profissional. Em agosto, foram realizadas oito operações para corrigir lesões adquiridas durante a prática esportiva. Uma das lesões mais sérias ocorreu meses antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, danificando o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. No entanto, ela se recuperou a tempo de ganhar outro bronze e se tornar, naquele momento, a atleta feminina com mais medalhas olímpicas no Brasil.

Para alcançar Paris em boa forma física, escolheu não participar de competições ao longo do ano. Portanto, ela caiu no ranking global e teve que enfrentar a mais bem classificada em seu primeiro confronto. No entanto, antes do intervalo, ela se tornou a primeira mulher brasileira a vencer o Grand Slam de Tóquio, um dos torneios mais antigos do mundo.

“O judô moldou minha vida, meus valores, minhas amizades e minha visão de mundo. Serei eternamente grata por tudo o que vivi dentro e fora dos tatames”, disse ainda no anúncio. Mayra agradeceu a seus familiares, treinadores, colegas de treino, imprensa e torcedores pelo auxílio durante a trajetória no esporte.

“Termino este texto com lágrimas nos olhos e feliz por elas escorrerem, porque me dão a certeza de que vou levar para sempre estes momentos e estas pessoas com muito amor no coração”, encerrou. Mayra Aguiar não informou se continuará no esporte como treinadora como já fizeram outras medalhistas aposentadas, como Sarah Menezes.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...