Grok, o assistente virtual com inteligência artificial do X, agora possui um aplicativo próprio. O aplicativo, criado pela xAI, a startup de Inteligência Artificial de Elon Musk, simplifica o acesso ao assistente, que agora opera de maneira quase idêntica ao ChatGPT.
Os experimentos com o novo aplicativo do Grok tiveram início em dezembro de 2024, com um número restrito de usuários. A fase de testes iniciou-se perto do lançamento do tier gratuito do serviço.
No aplicativo Grok, o usuário tem acesso às mesmas funcionalidades disponíveis na integração do X. O chatbot esclarece dúvidas, verifica textos, examina documentos e cria imagens com base em descrições escritas.
Assim como na versão integrada ao Facebook, o aplicativo Grok processa dados utilizando o modelo generativo Grok 2, que foi disponibilizado em agosto deste ano.
O Grok para celular, que é gratuito, está atualmente disponível apenas na App Store — portanto, apenas para iPhones. É necessário criar uma conta ou fazer login com a conta Apple, Google, e-mail pessoal ou perfil do X para usá-lo.
Na versão gratuita, as restrições se assemelham às do X: o chatbot tem a capacidade de atender até 10 pedidos a cada duas horas e realizar até três análises de imagens ou documentos diariamente.
No momento, não se sabe se a assinatura X Premium proporciona os mesmos benefícios exclusivos no aplicativo Grok.