A partir desta terça-feira (14), o Instagram iniciará a remoção de todos os filtros criados por terceiros, inclusive os destinados a jogos e beleza. Portanto, somente os filtros criados pela Meta, a companhia responsável pelo Instagram, Facebook e Messenger, continuarão disponíveis.
A decisão, anunciada em agosto de 2024, representa o término da utilização da plataforma Spark, uma ferramenta usada por produtores de conteúdo e marcas para a criação de filtros de realidade aumentada.
Os filtros de criadores independentes e marcas que já estavam disponíveis no Instagram, Facebook e Messenger serão removidos, privando os usuários de uma gama diversificada de efeitos dentro desses aplicativos.
A Meta não especificou os motivos dessa alteração, mas declarou que a decisão é parte de um esforço para concentrar-se em produtos que satisfaçam de maneira mais eficaz as futuras demandas de consumidores e clientes empresariais.
Apesar do Instagram e outras plataformas da Meta já não disponibilizarem filtros de terceiros, os usuários ainda têm a opção de aplicar efeitos por meio de outros aplicativos de realidade aumentada.
A principal mudança é que esses filtros deixarão de estar disponíveis diretamente no Instagram, Messenger e Facebook, transformando a maneira como os usuários interagem com o recurso de edição nas plataformas de mídia social.