Uma série de alterações no tráfego da cidade de Manaus, anunciadas pela Prefeitura, entra em vigor nesta terça-feira (21). As intervenções incluem abertura de retornos, instalação de semáforos, mudanças nos sentidos de vias e ajustes no transporte público.
As principais ações serão realizadas nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista e Pedro Teixeira, além das ruas da Indústria e Lóris Cordovil. Confira os destaques:
- Mudança no sentido de circulação: A Avenida Pedro Teixeira terá trecho reorganizado para sentido único entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista.
- Abertura de retornos: Uma nova alça de acesso será construída ligando diretamente as avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, facilitando o fluxo.
- Implantação de semáforos e sinalização: Novos semáforos serão instalados na Rua da Indústria, que se tornará a principal conexão entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, no sentido oposto ao da Avenida Pedro Teixeira.
- Adequações no Viaduto de Flores: O retorno sentido centro-bairro ganhará uma nova faixa, agilizando o acesso à Avenida Torquato Tapajós.
Mudanças no transporte coletivo
Usuários de ônibus devem ficar atentos às alterações de itinerário em linhas como 118, 540, 652 e 672, que sofrerão ajustes no sentido bairro-centro. Linhas como 010, 207, 213, 215, 223 e 654 continuarão operando normalmente no sentido centro-bairro.
A maior parte das obras será realizada no período noturno. Caso seja necessário trabalho diurno, apenas uma faixa será interditada.
Trânsito e estatísticas
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) divulgou que 309 pessoas morreram em acidentes de trânsito no último ano, um aumento de 21% em relação a 2023. Dados do Ministério dos Transportes apontam que automóveis e motocicletas são os veículos mais presentes no trânsito da capital:
- Automóveis: 435.584
- Motocicletas: 282.777
- Caminhões: 19.065
- Ônibus: 9.395
- Micro-ônibus: 3.296
Atualmente, pelo menos três acidentes de trânsito são registrados em Manaus a cada 24 horas.