Os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP) convocaram seus apoiadores para uma manifestação marcada para o dia 16 de março, na Avenida Paulista, em São Paulo, com o objetivo de pedir a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Zambelli justifica o ato destacando a carga tributária que, segundo ela, os trabalhadores são obrigados a pagar, apesar da ausência de aumento de impostos. “Os trabalhadores não aguentam mais arcar com a carga tributária para sustentar as mordomias de Lula e de sua esposa Janja”, afirmou a deputada. Ela concluiu com um convite para a manifestação: “Se você também está insatisfeito com o estado de coisas no país, junte-se a nós! Vamos nos encontrar na Paulista, dia 16 de março!”.
Nikolas Ferreira, por sua vez, fez uma convocação mais curta nas redes sociais: “16/03 – a gente na rua pra tirar o Lula?”, escreveu o deputado.
A convocação ocorre após deputados da oposição, como Nikolas, conseguirem gerar um grande engajamento nas redes sociais ao questionar uma ação da Receita Federal, aumentando a visibilidade das pautas contra o governo. Neste momento, a direita também tem se posicionado contra uma proposta da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que sugere a adoção de uma data de validade para consumo dos produtos, chamada “best before”.