As Forças Armadas de Israel informaram nesta sexta-feira (31/1) que realizaram ataques contra vários alvos do Hezbollah no Vale do Bekaa e ao longo da fronteira entre Síria e Líbano. De acordo com o exército israelense, entre os alvos estavam uma instalação subterrânea utilizada para o desenvolvimento de armas e um local ligado ao contrabando de armamentos para o Líbano.
Na quinta-feira (30/1), Israel relatou ter interceptado um drone de vigilância lançado pelo Hezbollah, classificando o incidente como uma violação do cessar-fogo estabelecido entre os dois lados. O acordo, firmado no final de novembro, pôs fim ao conflito iniciado com a guerra em Gaza, em 2023.
No último domingo (26/1), os Estados Unidos confirmaram que o cessar-fogo, que estipula um período de 60 dias para a retirada das tropas israelenses, permanecerá em vigor até 18 de fevereiro, estendendo o prazo inicial de 26 de janeiro.
Mesmo com a trégua, Israel tem conduzido diversos ataques em território libanês, resultando em mais de 100 mortos e feridos. O ataque mais recente ocorreu na cidade de Majdal Selm, no sul do Líbano, onde um drone israelense atingiu a região e deixou pelo menos cinco pessoas feridas.