As recentes polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón resultaram em uma atitude drástica por parte da Netflix. Nesta segunda-feira (3/2), viralizou um material promocional “For Your Consideration” (FYC), supostamente enviado pela plataforma aos votantes do Oscar, destacando as indicações de Emilia Pérez e outras premiações do filme. No entanto, o nome da atriz espanhola não foi mencionado no post.
Segundo capturas de tela compartilhadas no X (antigo Twitter), o documento lista as 13 indicações de Emilia Pérez ao Oscar, mas omite qualquer referência a Karla Sofía Gascón e à categoria de Melhor Atriz, na qual ela concorre.
A campanha da Netflix prioriza categorias como Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Canção Original, além de prêmios já conquistados pelo longa, como o Globo de Ouro e o Lumière Awards.
A atriz, protagonista de Emilia Pérez, esteve no centro de uma nova controvérsia na última quinta-feira (30/1), quando publicações antigas suas no X ressurgiram nas redes sociais. Entre os comentários polêmicos, estão declarações sobre a presença de árabes na Espanha e críticas à representatividade no Oscar.
Grande parte das postagens foi feita entre 2020 e 2021 e, segundo a Variety, foram deletadas de seu perfil ainda na noite de quinta-feira. No entanto, prints das mensagens continuaram circulando na internet.
Gascón, que entrou para a história como a primeira mulher trans indicada ao Oscar, também fez críticas à premiação em tuítes de 2021. Na ocasião, escreveu: “Cada vez mais, o #Oscar parece uma cerimônia de filmes independentes e de protesto. Não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M”. Ela ainda acrescentou: “Além disso, uma festa feia, feia.”