Elon Musk tem defendido publicamente a criação de estradas subterrâneas para melhorar a circulação dos veículos Tesla. Esse sistema já está em funcionamento em Las Vegas, nos Estados Unidos, e em breve será expandido para uma nova região do mundo.
O bilionário acaba de firmar um acordo para construir uma estrutura semelhante em Dubai. O projeto prevê a construção de 17 quilômetros de túnel, com 11 estações, e capacidade para transportar até 20 mil passageiros por hora.
A rede subterrânea é uma solução eficiente para evitar os transtornos causados pelo clima adverso. Embora ainda não tenham sido divulgados mais detalhes sobre o projeto, intitulado Dubai Loop, as autoridades dos Emirados Árabes Unidos afirmaram que o sistema vai conectar as áreas mais densamente povoadas da cidade, permitindo que as pessoas se desloquem de um ponto a outro de maneira contínua.
O sistema de túneis permitirá o transporte de passageiros por veículos autônomos em alta velocidade. Segundo Musk, essa opção subterrânea é mais segura do que os carros voadores e menos suscetível a interrupções causadas por condições climáticas, um fator comum no Oriente Médio.
O empresário também destacou que essas estruturas ajudam a aliviar o tráfego e a sobrecarga das áreas mais congestionadas nas cidades. Ele expressou grande entusiasmo pela parceria com o governo dos Emirados Árabes Unidos, embora ainda não haja uma previsão para o início das obras ou a entrega dos túneis subterrâneos.
Atualmente, a Tesla já utiliza seus veículos no Las Vegas Loop, o único sistema subterrâneo em funcionamento no mundo. Essa rede passa por baixo do centro de convenções da cidade, um dos maiores do planeta, e conta com cinco estações, permitindo o tráfego de 70 veículos. As obras do projeto levaram dois anos, e a expansão da rede para conectar o sistema a pontos como o aeroporto, hotéis e cassinos, com mais de 100 estações, está prevista para o futuro.