A assessoria de imprensa do Vaticano informou nesta sexta-feira (14) que o papa Francisco passou a noite sem intercorrências enquanto segue internado no hospital Gemelli, em Roma, há um mês. O pontífice continua sendo submetido a ventilação mecânica não invasiva durante a noite e oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais durante o dia.
De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, um novo boletim médico sobre a saúde de Francisco deve ser divulgado ainda nesta noite.
O papa foi hospitalizado em 14 de fevereiro para tratar uma infecção respiratória e, pouco depois, foi diagnosticado com pneumonia bilateral, uma condição que afeta ambos os pulmões e pode causar inflamação e cicatrizes, dificultando a respiração.
Francisco, que tem enfrentado vários problemas de saúde nos últimos dois anos, é mais suscetível a infecções pulmonares devido a uma pleurisia que teve na juventude e à remoção parcial de um pulmão.
Na noite de quinta-feira (13), a assessoria informou que o papa comemorou o 12º aniversário de sua eleição como líder da Igreja Católica com sua equipe médica, que lhe levou um bolo com velas ao quarto. Durante esse período, Francisco tem acompanhado os Exercícios Espirituais anuais da Cúria Romana por meio de videoconferência, com o evento previsto para ser encerrado nesta sexta-feira.