25.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioPolíticaDiretório do Cidadania decide romper federação com PSDB

Compartilhar

Diretório do Cidadania decide romper federação com PSDB

O diretório nacional do Cidadania decidiu, por unanimidade, encerrar a federação com o PSDB, em reunião realizada neste domingo (16). A decisão confirma a posição da executiva do partido, que optou por não seguir com a aliança firmada em 2022.

Em sua fala, o presidente do Cidadania, Comte Bittencourt, afirmou que “a federação é passado” e destacou a necessidade de o partido recuperar sua identidade. “Vamos em frente, retomando o protagonismo de nossa identidade, que deve apontar para onde o Cidadania pretende caminhar”, afirmou.

A legenda justificou o rompimento com a federação alegando que a parceria resultou em desvantagens, como a perda de representação nas prefeituras, câmaras municipais e assembleias estaduais, além da diminuição de cadeiras no Congresso Nacional. Relatos de membros do partido nos estados também apontaram uma “convivência difícil e desvantajosa”.

Agora, o Cidadania planeja reconstruir sua identidade e traçar novos caminhos para as eleições de 2026. Embora ainda não tenha decidido se disputará as eleições de forma independente ou em uma nova federação, Bittencourt afirmou que o partido buscará agir com “sabedoria, tranquilidade e equilíbrio”, priorizando o fortalecimento da legenda nos estados e promovendo um debate interno respeitoso.

A separação oficial da federação só ocorrerá em 2026, conforme determina a legislação eleitoral, que exige que uma federação tenha duração mínima de quatro anos.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...