25.1 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioBrasilRotina com uso excessivo de eletrônicos trazem malefícios à saúde dos jovens

Compartilhar

Rotina com uso excessivo de eletrônicos trazem malefícios à saúde dos jovens

Excesso de telas e ausência de exercícios pode trazer malefícios à rotina do jovem

Rodeados por tecnologias e dispositivos que tornam nossa vida mais fácil e dinâmica, os jovens são os principais usuários de eletrônicos. Porém, o envolvimento excessivo com esses tipos de ferramentas, que poderiam ter um uso benéfico quando utilizados de forma moderada, pode trazer riscos à saúde mental e física.

A utilização dos smartphones e jogos eletrônicos estão entre as atividades que mais geram vícios entre os jovens, tornados ainda mais comum com as medidas de segurança e distanciamento da pandemia, onde jogar online com os amigos através do computador ou videogame e conversar via aplicativos de celular é cada vez mais frequente.

Segundo uma pesquisa da empresa Decode, no segundo semestre de 2020, o whatsapp chegou a ter um crescimento no seu tráfego de 97% no Brasil durante a pandemia, seja por uso profissional ou casual. Outro dado impactante foi levantado pela Pesquisa Game Brasil (PGB), onde 75,8% dos brasileiros que consomem jogos eletrônicos afirmaram ter jogado mais durante o período de isolamento social.

Ainda falando de jogos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o vício em games como doença, a partir da 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) de 2018, nomeando oficialmente o transtorno como Dependência de Videogames (DV).

Se você acorda já pensando em jogar ou sua primeira ação do dia é checar de forma ansiosa o seu celular, podem ser indícios preocupantes de uma possível dependência desses dispositivos, que tendem a acarretar problemas pessoais, no aprendizado e até no ambiente familiar.

Detalhes como a frequência, intensidade e o contexto devem ser observados de perto pelos pais na rotina dessa criança ou adolescente, principalmente na pandemia, onde a comunicação e interação à distância foram potencializadas.

Algumas estratégias podem ser pensadas para que ele consiga sentir prazer em outras atividades sociais, como o exercício físico e aeróbico. E não podemos esquecer da implantação do tempo de qualidade na família, com mais interação e diálogo dos pais com seus filhos.

A atividade física é importante

Na contramão da dependência a esses dispositivos que tornam a pessoa sedentária, os exercícios podem ser uma ferramenta fundamental para o equilíbrio ideal da saúde do corpo e da mente.

Segundo o Guia de Atividade Física da População Brasileira, lançado em 2021, é recomendado que jovens de 6 a 17 anos pratiquem pelo menos 60 minutos de atividades físicas por dia e que deem preferência àquelas que fazem a respiração e os batimentos cardíacos aumentarem. Esses 60 minutos podem ser feitos contínuos ou divididos durante o dia. Além disso, recomenda-se que se realize atividade física pelo menos 3 vezes por semana.

“As atividades realizadas com pouco gasto de energia, em que você está sentado ou deitado, como usar o celular ou tablet para acessar as redes sociais, assistir televisão ou uma aula, jogar videogame ou até o trabalho em escritório, caracterizam sinais de um possível comportamento sedentário. O comportamento sedentário está associado ao risco de desenvolver várias doenças, como obesidade, diabetes do tipo 2, hipertensão e outras”, alerta o professor de Educação Física, Raphael Furtado.

Raphael ainda dá dicas importantes para quem pretende mudar o hábito sedentário e iniciar uma vida ativa nos exercícios. “É preciso um cuidado para não se esforçar além do necessário, por isso a importância do profissional para fazer essa adequação e prescrever a dose adequada de exercício em cada momento. A dica que dou como profissional é se preocupar com a rotina, e tentar não faltar mesmo que você se movimente duas vezes na semana. Isso é necessário para o desenvolvimento do hábito, além de procurar atividades que são mais prazerosas, pois a chance de continuidade na prática é bem maior”, afirma.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...