24.3 C
Manaus
terça-feira, abril 22, 2025
Publicidade
InicioMundoObra rara de Shakespeare volta a ser exibida na Inglaterra

Compartilhar

Obra rara de Shakespeare volta a ser exibida na Inglaterra

Após 27 anos do roubo, um raro exemplar do Primeiro Fólio de William Shakespeare retorna ao acervo da Universidade de Durham, na Inglaterra, e volta a ser exibido ao público. A obra, avaliada em mais de US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 7,4 milhões), está disponível para visitação a partir desta sexta-feira (4), com exposição aberta até 2 de novembro.

Publicado em 1623, o Primeiro Fólio é a primeira coletânea das peças teatrais de Shakespeare e reúne 36 obras, como Macbeth, A Tempestade e Antônio e Cleópatra. Sem essa edição, cerca de metade dessas peças teria se perdido. Dos cerca de 750 exemplares originais, apenas 235 ainda existem.

O exemplar de Durham foi adquirido no século XVII pelo bispo John Cosin e incluído no acervo da universidade em 1669. Em 1998, o livro foi furtado da biblioteca. Ele só foi localizado em 2008, na Biblioteca Folger Shakespeare, em Washington, nos Estados Unidos.

O livro foi levado até os EUA por Raymond Scott, um negociante britânico que alegou ter encontrado a obra em Cuba. No entanto, especialistas identificaram que se tratava do exemplar roubado. Scott foi condenado por tráfico de bens roubados em 2010, embora não tenha sido considerado culpado pelo roubo em si. Ele morreu na prisão em 2012, sem confessar o crime.

De acordo com a Universidade de Durham, o exemplar retornou danificado, com partes vandalizadas. A restauração revelou detalhes sobre a produção de livros no século XVII e marcas de antigos leitores.

A exposição mostra o processo de recuperação do exemplar, réplicas feitas à mão e páginas originais, oferecendo ao público uma imersão histórica e literária. A universidade destaca que o livro, agora restaurado, representa não apenas um tesouro literário, mas também uma história de crime, recuperação e preservação.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...