A Águas de Manaus deu início a mais uma obra importante para a melhoria da qualidade de vida na capital amazonense. O bairro Japiim, localizado na zona sul da cidade, começou a receber, nas últimas semanas, frentes de obra para a construção da infraestrutura de esgotamento sanitário. Parte do bairro já possui o serviço. O novo sistema tem previsão de ser concluído até o final no ano e irá beneficiar mais de 9,6 mil pessoas que vivem no local.
A obra prevê a implantação de mais de 17,6 mil metros de rede coletora de esgoto e duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs). “Essas elevatórias são responsáveis por bombear o esgoto coletado até a estação de tratamento. É uma obra robusta que tem como finalidade coletar, transportar e tratar todo o esgoto produzido no bairro Japiim e, dessa forma, contribuir com melhorias na qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente”, destaca o gerente de Engenharia, Wendel Sousa.
Os serviços no bairro ocorrem no turno diurno. No entanto, caso seja necessário, as obras podem ser realizadas também no período noturno, conforme o estudo do fluxo de movimentação de pessoas e veículos nas vias. Equipes de conscientização também atuam no local, realizando visitas porta a porta para informar os moradores sobre as intervenções, os benefícios do esgotamento sanitário, além de tirar dúvidas sobre o serviço que está chegando ao bairro.
O esgoto coletado no bairro será levado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz. A estrutura já está em construção e tem previsão de ter a primeira etapa concluída no primeiro semestre deste ano. “Esta estação irá receber o esgoto de bairros das zonas sul e leste. Ela está entre as maiores da cidade e irá contribuir diretamente para a recuperação do Igarapé do 40, que é um dos principais corpos hídricos que cortam a cidade de Manaus”, ressalta o gerente.
Com informações da assessoria