27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 2, 2025
Publicidade
InicioPolíticaOposição protocola pedido de CPI para investigar fraudes no INSS

Compartilhar

Oposição protocola pedido de CPI para investigar fraudes no INSS

Deputados da oposição protocolaram, nesta quarta-feira (30), o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do “Roubo dos Aposentados”, que pretende investigar denúncias de descontos indevidos em aposentadorias e pensões pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema foi revelado por uma série de reportagens do portal Metrópoles e motivou uma operação da Polícia Federal na última semana.

A solicitação foi apresentada pelo deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), com o apoio de 184 parlamentares — número superior ao mínimo regimental de 171 assinaturas exigidas para abertura da CPI.

Apesar do requerimento, a instalação da comissão depende do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Durante reunião com líderes partidários, Motta informou que há uma fila de CPIs aguardando análise e não garantiu a criação imediata da nova comissão.

Chrisóstomo destacou que a fraude afeta, em especial, beneficiários no estado de Pernambuco, reduto eleitoral de Motta, e espera que o caso ganhe prioridade.

A CPI, se instalada, terá poderes para convocar autoridades, requisitar documentos e realizar diligências no âmbito da administração pública federal.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...