O Vaticano confirmou, nesta quinta-feira (8), que a terceira votação do conclave terminou sem a escolha de um novo papa. A fumaça preta que saiu pela chaminé da Capela Sistina, onde ocorrem as votações, sinalizou mais uma vez que nenhum dos 133 cardeais obteve os dois terços necessários — pelo menos 89 votos — para ser eleito pontífice.
Com o impasse, os cardeais interromperam temporariamente o processo para o almoço e devem retomar as votações às 16h (11h em Brasília).
Desde o início do conclave, na tarde de quarta-feira (7), já foram realizadas três votações. A expectativa permanece alta entre os cerca de 15 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro, que aguardam o surgimento da fumaça branca — sinal de que um novo papa foi escolhido para liderar os 1,4 bilhão de católicos no mundo.
As votações são feitas por meio de cédulas com a inscrição em latim Eligo in Summum Pontificem (“Elejo como Sumo Pontífice”), que são queimadas ao final de cada sessão. A cor da fumaça resultante indica o desfecho de cada rodada. O novo pontífice sucederá o papa Francisco, falecido em 21 de abril.
Veja o vídeo: