Durante o evento Google I/O, realizado na última terça-feira (20), a gigante da tecnologia anunciou o lançamento do Google AI Ultra, novo plano de assinatura voltado para usuários que desejam acesso a recursos avançados de inteligência artificial. Apesar do nome, o AI Ultra não se trata de um novo modelo de IA, mas sim de um pacote premium com benefícios exclusivos.
O novo plano oferece vantagens como limites de uso ampliados, acesso às versões mais robustas do Gemini, ferramentas para geração de vídeos com o sistema Veo 2 e acesso antecipado ao Veo 3. Além disso, usuários terão direito ao Deep Research e a funcionalidades integradas em serviços como Gmail, Docs, Chrome e o novo NotebookLM.
Com custo mensal de US$ 249,99 — aproximadamente R$ 1.417, sem impostos —, o plano será disponibilizado inicialmente apenas nos Estados Unidos. A empresa informou que pretende expandir o serviço para outros países, mas ainda não definiu prazos.
Entre os benefícios adicionais estão uma assinatura do YouTube Premium, 30 TB de armazenamento na nuvem (Drive, Gmail e Google Fotos), e acesso a ferramentas como Whisk, Flow e Projeto Mariner, voltadas à criação de imagens, vídeos e organização de tarefas.
O AI Ultra marca mais um passo do Google na corrida por soluções de IA generativa e posiciona a empresa com uma oferta voltada a usuários exigentes e dispostos a investir em experiências avançadas.