23.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 4, 2025
Publicidade
InicioMundoTrump impõe prazo final para acordos comerciais com os EUA

Compartilhar

Trump impõe prazo final para acordos comerciais com os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (3/7) que seu governo começará a enviar cartas a partir desta sexta (4) a países que ainda não firmaram acordos comerciais com Washington. As correspondências indicarão as tarifas que passarão a ser cobradas sobre produtos desses parceiros.

A medida faz parte de um pacote anunciado em abril, quando Trump propôs a aplicação de uma tarifa universal de 10% sobre importações de mais de 110 países. No entanto, o governo norte-americano suspendeu temporariamente a cobrança por 90 dias para permitir negociações bilaterais. O prazo final para firmar os acordos é 9 de julho.

“Provavelmente enviaremos algumas cartas, começando amanhã, talvez 10 por dia, para vários países, dizendo quanto eles vão pagar para fazer negócios com os EUA”, declarou Trump.

Até o momento, os Estados Unidos firmaram acordos com o Reino Unido e o Vietnã, além de estabelecer uma trégua com a China. Já Japão, Coreia do Sul e União Europeia seguem em negociação.

Trump demonstrou otimismo em relação à Índia, mas classificou o Japão como um parceiro difícil. Nesta semana, o presidente endureceu o discurso, dizendo que Tóquio deveria ser forçada a “pagar 30%, 35% ou qualquer valor que determinarmos”.

Ao comentar sobre novos acordos, Trump afirmou: “Há alguns outros acordos, mas minha inclinação é enviar uma carta e dizer quais tarifas eles vão pagar. É muito mais fácil”.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...