As fortes chuvas que atingiram o estado do Texas, nos Estados Unidos, causaram enchentes devastadoras na última sexta-feira (4), resultando na morte de 82 pessoas. Entre as vítimas, estão 27 meninas e monitoras que participavam do acampamento cristão de verão Camp Mystic, localizado às margens do rio Guadalupe, no condado de Kerr, a cerca de 96 quilômetros de San Antonio.
O Camp Mystic é um tradicional acampamento feminino cristão que recebe cerca de 750 crianças por temporada. As vítimas estavam alojadas próximas ao leito do rio quando uma enxurrada atingiu o local por volta das 4h da manhã, no horário local.
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, foi declarado estado de emergência por inundações em diversas áreas da região montanhosa do centro-sul do Texas. As chuvas intensas provocaram alagamentos repentinos ao longo do rio Guadalupe, surpreendendo acampamentos e comunidades ribeirinhas.
Em comunicado oficial, a direção do Camp Mystic lamentou a tragédia. “Nossos corações estão partidos, assim como os das famílias que enfrentam essa dor inimaginável. Estamos em oração constante por todas elas”, diz a nota. O acampamento também destacou os esforços de resgate: “As autoridades locais e estaduais estão mobilizando todos os recursos possíveis na busca por nossas meninas desaparecidas. Agradecemos profundamente o apoio da comunidade, dos socorristas e de todos os níveis de governo”.
Outras centenas de crianças que estavam em acampamentos na região foram consideradas seguras, embora parte delas ainda não tenha sido evacuada devido ao bloqueio de estradas pelas enchentes. Até o sábado (5), mais de 850 pessoas haviam sido resgatadas pelas equipes de emergência. No domingo (6), familiares foram autorizados a entrar no Camp Mystic para auxiliar nas buscas.
As autoridades continuam atualizando o número de vítimas à medida que o trabalho de resgate avança.