Com o objetivo de garantir maior confiabilidade e segurança para os consumidores amazonenses durante as compras de Natal, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) realiza, desde o dia 22 de novembro, a operação especial “Boas Festas”. O objetivo é fiscalizar produtos da época natalina, verificando o peso e a quantidade informada nas embalagens dos itens como panetones, peru, pernil, chester, tender, bacalhau, frutas cristalizadas, castanha, nozes, vinhos, entre outros.
O Ipem verifica também a segurança e a qualidade dos brinquedos, bicicletas de uso infantil e luminárias natalinas. São fiscalizados os comércios da capital e Região Metropolitana, e quando identificados indícios de irregularidades os produtos são coletados e levados para análise no laboratório do Ipem.
As empresas notificadas têm um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, estando sujeitas às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, esta podendo chegar a R$ 2,2 milhão. A operação se encerra nesta sexta-feira (10/12), e o Ipem apresentará o balanço das ações realizadas.