Participante da mais recente temporada do The Voice Kids, o amazonense Davi Lucas é um dos protagonistas do espetáculo “Emunah – A Fábrica de Brinquedos”, um show natalino de luzes e cores dirigido por Getúlio Lima. A encenação acontece no parque Germano Sampaio, na capital roraimense. O espetáculo é uma realização da Prefeitura de Boa Vista.
Formando o trio protagonista com Anne Louise e Fábio Hércules (Maria e Bernardo, respectivamente), o amazonense Davi Lucas, que interpreta Pedro, fala da satisfação de participar da produção. “Fico muito feliz em estar participando desse grandioso musical que conta com várias crianças. Tem ainda a experiência de ter viajado à Roraima para encenar sobre o amor e a família, em um espetáculo que fala sobre aproveitar bem a infância. Me senti muito honrado”, disse o cantor amazonense.
Davi Lucas acaba de lançar seu primeiro single com direito a versão em inglês, clipes e documentário. Isso porque sua vida é um grande Milagre, o que inclusive dá nome às obras do cantor mirim.
Ainda completam o elenco principal, Jonatas Lopes (Jibril), Clayson Charles (Antena), Clara Zion (Malique), Edney Martins (Magorium), Violeta Castro (Iara), Jorge Falcão (Ganga Zumba) e Marco Miranda (Zé do Reio). A direção técnica é da Eco Art – Nei Marinho, a dramaturgia e letras das músicas tem a assinatura de Francisco Mendes que também é o preparador do elenco e diretor do espetáculo natalino.
Preparativos
A organização para o espetáculo inicia no segundo trimestre do ano, quando a equipe criativa se reúne para discutir a temática, criar o texto, construir as cenas, discutir ideias para a música, figurino, palco, cenografia, iluminação e tudo o que envolve o espetáculo.
Getúlio Lima explica que para cada um destes setores do espetáculo existe um grupo de profissionais que materializa as ideias para que o espetáculo aconteça.
“Depois da ideia construída passamos para o momento de apresentar a proposta para a prefeitura de Boa Vista. Com a aprovação da temática do espetáculo, iniciamos os ensaios com todos os grupos que farão parte: projetos sociais, orquestra, coral, atores.”
Além do elenco principal “Emunah – A Fábrica de Brinquedos” conta com 716 pessoas que compõem as cenas do espetáculo. Estas são selecionadas em grupos de projetos sociais, servidores, corais, orquestras, maestros, atores, cantores e artistas locais.
“Como são muitos setores envolvidos precisamos de uma grande organização e
participação efetiva de todos. O trabalho de criação do espetáculo é sempre dialogado com a equipe de Boa Vista, pois a realização do trabalho necessita desta parceria”, ressalta o diretor.
Além dos 716 artistas mencionados anteriormente, temos equipe de palco, som, luz, projeção, logística, artesãos, coreógrafos, compositores, produção, coordenadores dos projetos, entre diversos outros. “Acreditamos que isso deve totalizar 900 a 1mil pessoas
envolvidas na criação do espetáculo.”
O show tem letra e música
As músicas são criadas pelo maestro Davi Nunes especialmente para o espetáculo. Partituras são produzidas e encaminhadas às orquestras e corais para ensaios. “Também produzimos as músicas em mídia para os ensaios dos projetos.
Depois de várias cenas criadas e ensaiadas separadamente, com música mecânica, passamos a ensaiar com os grupos que participarão das cenas. Assim eles podem compreender melhor como se realizará a participação deles nas cenas e no espetáculo”, explica Getúlio Lima.
Protocolos de segurança
Para assistir a apresentação, Lima tem as mesmas orientações dadas pela Prefeitura de Boa Vista: uso de máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento. “Em todos os ensaios também buscamos manter os protocolos de segurança”, finalizou.