27.9 C
Manaus
quinta-feira, junho 25, 2026
Publicidadespot_img
InicioPolíciaPreso por matar o filho em Manaus morre dentro de cela do...

Compartilhar

Preso por matar o filho em Manaus morre dentro de cela do CDPM 2

Fernando Batista de Melo, de 48 anos, foi encontrado morto dentro de uma cela do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), em Manaus, na quarta-feira (24). Preso preventivamente desde janeiro deste ano, ele era acusado de assassinar o próprio filho, uma criança de três anos. As circunstâncias da morte estão sendo investigadas pelas autoridades.

Fernando estava sob custódia do Estado desde sua prisão, ocorrida em 24 de janeiro de 2026, dois dias após a morte do menino. O caso provocou grande comoção social e mobilizou moradores e forças de segurança em uma intensa operação de buscas na zona oeste da capital amazonense.

Após mais de 30 horas de procura, o suspeito foi localizado em uma área de mata na avenida Esther Lanna, no bairro Tarumã. A captura foi resultado de uma ação integrada entre as polícias Civil e Militar, com apoio do Corpo de Bombeiros, equipes de inteligência, aeronaves do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), cães farejadores e monitoramento do sistema Paredão.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a cooperação entre os órgãos foi decisiva para a rápida localização do suspeito. O então secretário executivo de Operações, André Ribeiro, destacou à época o emprego de recursos tecnológicos e operacionais para cercar a área onde Fernando estava escondido.

Segundo a Polícia Militar, denúncias de moradores, informações sobre a motocicleta utilizada na fuga e vestígios encontrados na mata auxiliaram as equipes no cerco. Fernando foi preso por policiais da 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) durante a madrugada. No momento da abordagem, ele chegou a afirmar que praticava atividade física, mas acabou confirmando sua identidade sem oferecer resistência.

Relembre o caso

As investigações da Polícia Civil apontaram que Fernando não aceitava o fim do relacionamento com a mãe da criança, encerrado em dezembro de 2025. Conforme a apuração, ele vinha deixando de prestar assistência financeira aos filhos após a separação.

No dia 22 de janeiro, o suspeito teria ido à residência da ex-companheira portando uma faca e feito ameaças. Horas depois, ele buscou o filho de três anos na casa do próprio pai, alegando que daria banho na criança.

A demora no banheiro despertou a preocupação do avô do menino, que insistiu para que a porta fosse aberta. Ao conseguir entrar no local, encontrou a criança sem vida.

Inicialmente, a suspeita era de que o menino tivesse sido morto a facadas, devido à existência de um vídeo em que Fernando aparecia ameaçando a ex-companheira com uma faca e à grande quantidade de sangue encontrada na cena. No entanto, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) concluiu que a causa da morte foi asfixia mecânica.

A morte de Fernando Batista de Melo dentro da unidade prisional agora será apurada pelas autoridades competentes, que deverão esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...