O âncora William Bonner mostrou frustração com o aplicativo do ConecteSUS ao vivo, ontem, 23, no Jornal Nacional. Após anunciar que a plataforma tinha voltado ao ar depois de 13 dias do ataque hacker, o jornalista voltou atrás e mostrou o próprio celular com a tela travada.
“Eu preciso dizer que eu avisei há pouco que voltou o ConecteSUS, mas ó gente, tá girando aqui a bolinha, não há meio de eu ver o registro da minha vacina”, começou ele. Renata Vasconcellos, colega na bancada, concordou: “Também tô tentando entrar e não consigo”, disse.
“Primeiro eu notei que tem lá a primeira e a segunda dose, mas não tem a dose de reforço, isso me chamou a atenção. Aí quando eu fui chamar a primeira dose para ver lá o documento, começou a girar. E já começaram a me avisar aqui assim: ‘Eu não consegui’, ‘O meu não entrou’. Então, eu lamento. Voltou, mas não voltou muito”, alfinetou.
Bonner ainda brincou: “Ou então voltou e eu sou o culpado e derrubei quando eu falei para você tentar aí, e o sistema não aguentou. Vamos aguardar mais um pouquinho. Está instável. Pode ser que ainda essa noite se normalize.”
“Eu vou atualizar vocês sobre o ConecteSUS, eu recebi uma dica ainda há pouco, numa rede social, dizendo: ‘Bonner, vai lá e atualiza o seu celular porque lançaram uma atualização do aplicativo do ConecteSUS’. Eu fui lá, atualizei, mas ó, ficou assim. Tá travado. Vamos ver…”, finalizou.
Em nota na noite de ontem, o Ministério da Saúde anunciou que o aplicativo havia sido restabelecido, mas que a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 ainda poderia apresentar instabilidade, devido ao grande volume de acessos.
O ConecteSUS estava fora do ar desde 10 de dezembro, quando o site do Ministério foi invadido por hackers. O site voltou a funcionar no mesmo dia do ataque, mas o ConecteSUS estava inacessível desde então.