O âncora do Jornal Nacional ficou visivelmente irritado durante a edição da última segunda-feira, 3, do telejornal da Globo. O motivo foi a demora do Ministério da Saúde para responder os questionamentos da produção do JN sobre o aumento na disponibilização de testes para a Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).
O jornalista comunicou ao público que instituição governamental demorou cinco horas para atender a solicitação da equipe do noticiário.
“Na reportagem que abriu a edição do Jornal Nacional, especialistas afirmaram que o Brasil precisa ampliar a testagem da população principalmente com a chegada da variante Ômicron. Às 15h30, o Jornal Nacional entrou em contrato, por e-mail, com o Ministério da Saúde e perguntou se há algum plano para aumentar a oferta de teste de Covid e se o Ministério da Saúde planeja distribuir kits para testagem em casa. Eram 15h30 da tarde! O Ministério da Saúde respondeu às 20h34 da noite, depois que a reportagem já tinha sido exibida”, contou.
“De qualquer forma, o ministério afirmou que lançou em setembro o Plano Nacional de expansão à testagem, que inclui testes de antígeno em pessoas com ou sem sintomas, mas não informou a quantidade de testes e se pretende distribuir testes caseiros”, finalizou.