Cerca de 60 crianças receberam o imunizante da Pfizer para adultos e fora da válidade na cidade de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde da Paraíba.
A dose da vacina para adultos é três vezes maior do que a dose infantil. Crianças do assentamento Outeiro de Miranda, na zona rural de Lucena, apresentaram sintomas após as aplicações dos imunizantes vencidos.
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve na manhã de hoje, 17, na região para acompanhar o caso. “É o que nós consideramos erro vacinal. A principal e mais frequente complicação é a inflamação do coração, que nós chamamos de miocardite, então temos que monitorar e verificar a resposta imunológica dessas crianças à essa vacina”, afirmou Queiroga.
O Secretário Estadual da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse que as crianças que tomaram as doses não apresentaram reações graves. O secretário da saúde, a chefe de imunização, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem foram afastados pelo prefeito da cidade de Lucena.
*Com informações do Portal SCC10