O primeiro lote do Taffix, spray nasal que previne a infecção por coronavírus, Influenza e vírus em geral, chegará ao Brasil em fevereiro – a previsão é que o produto esteja disponível nas farmácias de todo o País, a partir da última semana do mês.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deferiu o pedido da Belcher Farmacêutica no início do mês, autorizando o registro e distribuição do Taffix. O spray é fabricado pela biofarmacêutica israelense Nasus Pharma.
“Assim que a pessoa aplica o spray, uma camada de gel ultrafina é formada na mucosa nasal. Essa proteção evita que até 99% dos vírus entrem nas células presentes no nariz, que é a principal porta de entrada para a transmissão da Covid-19 e outras doenças virais”, explica a Dra. Dália Meggido, CEO da Nasus Pharma.
De acordo com a fabricante, essa camada protetora é formada em 50 segundos e assegura uma proteção contínua contra os vírus por 5 horas. O mecanismo de proteção foi comprovado em vários estudos laboratoriais, entre eles os realizados na Universidade da Virgínia e pelo Ministério da Saúde de Israel.
A farmacêutica da Belcher, Camila Felix, explica que estudos que comprovam a eficácia do Taffix foram revisados e publicados em revistas científicas renomadas – Veja aqui os anexos. Ela destaca, ainda, que a fórmula desenvolvida pela Nasus Pharma reduz o pH da mucosa nasal para 3,5, então além de criar um escudo para o contágio, cria um ambiente hostil ao vírus, que não consegue sobreviver.
“Dessa forma, o Taffix fornece uma proteção mecânica e química capaz de ‘inativar’ os vírus frequentemente encontrados e transportados pelo ar, entre eles o SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19 e o vírus Influenza, responsável pela H3N2. O Taffx não só impede a entrada, mas também mata o vírus”, esclarece. “Trata-se do único produto no mundo que apresenta os estudos comprobatórios de sua eficácia contra os vírus”, acrescenta.
Diante dos resultados alcançados, empresas e gigantes multinacionais se mobilizam para fornecer o Taffix para seus funcionários. Exemplo é a companhia aérea Emirates, de Dubai, que firmou um contrato com a Nasus Pharma para fornecer o produto, a partir já desta semana, para toda sua linha de frente como pilotos, copilotos, comissários de bordo e funcionários de balcão. No Brasil, a Belcher está em negociação avançada com companhias aéreas, que tiveram mais de 200 voos cancelados na semana passada, pois muitos membros de seu staff foram contagiados por COVID e Influenza.
O produto, que já é comercializado em mais de 30 países e será encontrado em farmácias do Brasil nas próximas semanas, poderá ser utilizado por qualquer pessoa. É necessária a recomendação médica para menores de 12 anos e gestantes e a recomendação de uso de máscaras deve ser mantida.
Dados do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira, 13 de janeiro, apontam que desde o início da pandemia o Brasil soma 22,8 milhões de casos confirmados de Covid-19 e tem 620,5 mil mortes registradas.