O Festival do Beiradão do Amazonas estreia entre os dias 19 e 22 de agosto, com programação gratuita que inclui shows, oficinas, rodas de conversa e exibição de documentários. O encerramento ocorrerá no Largo de São Sebastião, com apresentações de Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, Orquestra de Beiradão do Amazonas e DJ Surubim.
O evento busca valorizar e patrimonializar o beiradão, fortalecendo a manifestação cultural e incentivando políticas públicas voltadas à música e à economia criativa. A programação inclui a Oficina de Registro do Beiradão: Inventário Participativo, realizada em parceria com o Iphan e mediada por especialistas como Beatriz Calheiro e Roberta Valin, além de músicos e pesquisadores.
Segundo o produtor cultural Paulo Moura, a oficina discutirá uma minuta de patrimonialização do beiradão, elaborada coletivamente com artistas e pesquisadores, promovendo o diálogo entre gerações e a construção coletiva de políticas culturais.
O festival conta com patrocínio do Manati Lodge e apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Programação:
19/08, 11h: Sessão especial na Aleam, destacando avanços do beiradão como política cultural.
20/08, 8h às 12h: Mostra de Cinema do Beiradão, na ESAT/UEA, com exibição de documentários sobre a história e a poética do beiradão.
21/08, 9h às 16h: Oficina de Registro do Beiradão na ESAT/UEA, com participação de músicos, pesquisadores e representantes do Iphan.
22/08, 17h às 22h: Encerramento no Largo de São Sebastião, com shows, barracas de comidas típicas e artesanato.



