24.3 C
Manaus
sábado, dezembro 14, 2024
Publicidade
InicioAgenda Cultural1º dia da SBGames promove oficina de criação de jogos com crianças

Compartilhar

1º dia da SBGames promove oficina de criação de jogos com crianças

Escola Superior de Tecnologia da UEA sedia, até quinta-feira, o principal eventos de jogos e entretenimento digital do Brasil

O primeiro dia do 23º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024), nesta segunda-feira (30/10), na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizada no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, foi marcado pela 9ª edição do workshop MÁGICA. A atividade, que teve a presença de estudantes do Ensino Fundamental e universitários, promoveu o contato inicial e a aproximação de crianças, jovens e adultos com o desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Realizado pela primeira vez em Manaus, o SBGames 2024 é o principal evento de jogos e entretenimento digital do Brasil, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado pelo Governo do Amazonas. A programação do simpósio e de outros três eventos de tecnologia simultâneos segue até quinta-feira (03/10) e as inscrições estão abertas no site sbgames.org/sbgames2024.

Na oficina “Criação de Jogos com Scratch”, crianças na faixa etária entre 11 e 12 anos tiveram a oportunidade de dar os primeiros passos no mundo da programação de computadores. Instrutores do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Emergentes (ThinkTEd), da EST/UEA, ensinaram, com metodologia pedagógica, a usar a linguagem Scratch para criar jogos digitais.

“Scratch é a linguagem mais básica de programação e as crianças estão desenvolvendo um jogo do zero, sob a nossa supervisão, por meio de blocos e figuras que tornam esse aprendizado bem descontraído. É muito importante que elas comecem a ter esse conhecimento logo cedo porque o mercado, cada vez mais, envolve dominar as tecnologias”, explicou o monitor Ícaro Benarrós.

O grupo de crianças participantes do workshop esteve acompanhado da professora Joana Ramos, que leciona em uma unidade de ensino privada da capital e é egressa do curso de Licenciatura em Computação da EST/UEA. “Fico muito feliz que meus alunos estão tendo essa oportunidade que eu só fui ter quando fiz a faculdade”, destacou a docente.

Game design

O MÁGICA também promoveu a oficina “Game Design”, destinada a autores adultos de jogos eletrônicos, com a presença de estudantes universitários do país e do exterior, trocando experiências e fazendo networking. Entre os participantes esteve a mineira Gabriela Dâmaso, aluna do Colégio Técnico (Coltec) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Essa oficina nos ensina a trabalhar com outras pessoas que a gente não conhece, apresentar novas ideias para outras pessoas. É muito legal porque os monitores estão nos guiando em cada passo”, afirmou a estudante.

Para o diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, realizar o SBGames 2024 em Manaus incentiva a entrada de novos profissionais e a descoberta de novos talentos no Amazonas para o mercado dos jogos eletrônicos. O setor, que gerou US$ 183,9 bilhões globalmente em 2023, é considerado promissor no Brasil por já ter um marco legal já sancionado pelo governo federal.

“Temos centenas de inscritos de todo o país no SBGames Manaus e esse evento é um marco para a UEA. A gestão do nosso reitor André Zogahib é voltada para a inovação e tecnologia, e entende que o mercado de jogos não é brincadeira, mas geração de emprego e renda, oportunidades e produção de ciência e tecnologia de ponta, e está começando a crescer aqui no Amazonas”, declarou o diretor.

Eventos-irmãos

Paralelamente ao SBGames, outros três eventos da SBC estão em andamento na EST/UEA nesta semana, sendo: Sibgrapi 2024, uma conferência sobre gráficos, padrões e imagens; SVR 2024, simpósio de Realidade Virtual e Aumentada; e o IFIP-ICEC 2024, conferência sobre computação de entretenimento.

A cerimônia de abertura oficial será realizada no segundo dia do evento, na terça-feira (01/10), às 9h, no auditório da EST/UEA. A programação completa dos quatro eventos simultâneos está disponível no site sbgames.org/sbgames2024.

Realização

Promovido pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal, e empresa Tutiplast.

O evento tem apoio das empresas Callidus e TecToy; Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Grupo Solar, através das marcas Coca-Cola, Fanta, Crystal Purificada e Monster Energy.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...