Neste sábado (12), em comemoração ao Dia das Crianças, as famílias e os pequenos terão a oportunidade de desfrutar de uma programação educativa e recreativa no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O programa Ciência na Escola (PCE) organiza o evento, que ocorre das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, totalmente sem custo e aberto a todos, mediante agendamento no site do Bosque.
“Slakeline e os animais arborícolas” é uma das ações educativas oferecidas pelo PCE, uma dinâmica de aventura e desafio do equilíbrio que além de propiciar o desenvolvimento de habilidades motoras pelas crianças, ensina sobre a vida dos animais arborícolas da Amazônia.
O Coordenador do PCE, Roberto Bianco, ressalta a oportunidade que o dia 12 de outubro proporciona para todos “A regra do dia é ser criança, não importando a idade. Aqui no Bosque também dá pra ser criança, é só prestar atenção nos cantos dos pássaros, nas cutias comendo no chão, nos macaquinhos pulando de galho em galho e na imensidão das árvores”, frisa.
“Todo mundo fica com cara de criança quando aprende algo novo. Esse é o principal objetivo das programações do Bosque para o Dia das Crianças: aprender brincando, o que cada um de nós pode fazer para cuidar da floresta e perceber que somos parte dela. Convidamos a todos para essa aventura na Amazônia do conhecimento, o Bosque da Ciência” finaliza o biólogo e educador.
O Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (Cequa) está organizando atividades para visitantes de todas as faixas etárias, oferecendo a chance de compreender as particularidades e o papel desses animais na manutenção do ecossistema da Amazônia. Haverá pintura facial, desenhos para colorir e um concurso de pintura para crianças pequenas.
No espaço destinado ao público infanto-juvenil, haverá quiz, jogos de tabuleiro e outros. Além disso, haverá um espaço para pais e responsáveis relaxarem enquanto as crianças participam das atividades.
O evento conta também com a parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio de dois importantes projetos de educação e conservação da fauna. Um deles é o Projeto Primatas que tem como tema gerador das atividades “Todos pela conservação do nosso símbolo”. Salve o sauim-de-coleira!” e oferecerá exposições, jogos, gincanas e brincadeiras.
O sauim-de-coleira, esse importante primata endêmico da região metropolitana de Manaus, pode ser observado no Bosque da Ciência, com um olhar acurado e um pouco de sorte por parte do visitante. O Sauim vive de forma livre e compartilha o espaço do Bosque com mais duas espécies de macacos da Amazônia: o parauacu e o macaco-de-cheiro.
Já o Projeto Vem Passarinhar vai sensibilizar o visitante sobre a importância da avifauna da cidade de forma simples e lúdica, com atividades de desenho e pintura, jogos educativos, exposições de materiais gráficos e uma exposição de aves empalhadas, cedidas pela coleção de aves do Inpa.
Além disso, a criançada poderá passarinhar, isto é, observar as aves que vivem de forma livre no Bosque, com o auxílio de uma listagem de espécies que será cedida pela equipe do projeto que acompanhará a atividade.
A bióloga e voluntária do Projeto Bruna Silva explica que “a ideia é mostrar as espécies que ocorrem na cidade, sua importância, e por que devemos preservar, tudo isso de forma lúdica, para as crianças entenderem desde cedo como podemos ajudar as aves a sobrevivem no meio urbano.”