26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioAgenda CulturalCineteatro Guarany apresenta curtas-metragens neste sábado (22)

Compartilhar

Cineteatro Guarany apresenta curtas-metragens neste sábado (22)

A “Mostra Experimentos, Experiências e Construção de um Artista” será apresentada no Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, anexo ao Palácio Rio Negro, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, neste sábado (22/06), às 17h. O filme foi produzido por Davi Marinho, um cineasta de Manaus, com curadoria de Igor Maia, Maria Eduarda, Maria Macedo e Davi. com 10 anos de classificação indicativa e entrada gratuita.

O cineasta Davi Marinho diz que o público deve esperar uma pequena mostra de trabalhos artísticos experimentais que incluem desenhos de objetos domésticos, paisagens e até figuras humanas. A mostra é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas.

“A mostra visa incentivar a quem for assistir os curtas e prestigiar a exibição, que deixe fluir o artista de cada um como forma de expressão” disse o cineasta.

Ao longo da exposição, o artista revela seu lado mais privado, apresentando trabalhos audiovisuais criados durante sua graduação em Publicidade e, mais recentemente, em Artes Visuais. O curta-metragem “O Herói” também é uma pequena homenagem ao seu pai falecido. Além disso, apresentará uma reedição do curta-metragem “Ruth—vamos falar de medo?”, que foi lançado em 2019 no Cineteatro Guarany.

A exposição das obras visuais de Davi Marinho, que será apresentada pela primeira vez em um espaço público, mantém essa pegada intimista. Davi entrou no curso de artes visuais em 2022 e começou a produzir suas próprias obras. A exposição é uma combinação de experimentos acadêmicos e pessoais, englobando pintura a lápis, carvão, obras tridimensionais, além de fotografias resultantes de cursos técnicos e livros produzidos pelo próprio artista.

A exposição/mostra estará dividida em três partes sendo elas a abertura da exposição das obras visuais às 17h, em seguida a exibição das obras audiovisuais com início às 18h15 e por fim uma roda de conversas que iniciará às 19h15, encerrando todo o evento às 20h.

O cineasta

Davi Marinho é de origem amazonense e tem 42 anos. formado em produção publicitária, com pós-graduação em comunicação e semiótica, além de pós-graduação em cinema e linguagem audiovisual. Em 2002, começou a produzir curtas em oficinas fornecidas pela SEC-AM. É graduado em Artes Visuais e trabalha como produtor, roteirista, diretor e ator em curtas-metragens de campanhas sociais, comédia e terror.

O artista já participou de exibições de seus filmes em festivais locais, mostras nacionais, programas de televisão e sessões especiais com alguns de seus curtas em locais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Davi Marinho selecionou para a mostra as seguintes obras:

“ACASO, DESTINO OU ALGO MAIS” (4min, 2010) – Esta ficção coloca em evidência a questão do racismo. Cheia de ação e com fortes pitadas de emoção, o curta foi indicado em várias categorias no festival Curta 4 no ano em que participou. Categoria: Drama/ficção/campanha social

“PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO FRANCÊS” (7.24min, 2011) – Esse pseudo-programa televisivo foi criado para um trabalho universitário do curso de Produção Publicitária e busca discutir a espetacularização da mídia nos dias atuais. Uma paródia de alguns programas que eram presentes no início dos anos 2000 e que permanecem até os dias atuais.

“QUE PAÍS É ESSE?” (1,2min, 2014) – Esse curta questiona a valorização do professor e das pessoas que agem de má fé para conseguirem se dar bem na vida. Categoria: Ficção

“AMIZADE” (1,2min, 2015) – Em sua primeira experiência com animação, Davi Marinho traz essa singela homenagem ao, na época, recém-falecido Roberto Bolaños, abordando um dos temas que o humorista trazia frequentemente em seus programas. Categoria: Animação

“INCONDICIONAL” (1,2 min, 2016) – Em sua segunda animação com fotografias, Davi Marinho consegue abordar o tema inclusão e representatividade de forma leve e delicada. Neste filme, uma criança vai a um pet shop para comprar um cachorrinho, mas o dono do estabelecimento tenta fazer com que ela desista da ideia por conta de um pequeno “probleminha”. Categoria: Animação

“BOA NOITE PAPAI” (5min, 2021) – Alguns relacionamentos entre pais e filhos deveriam durar para sempre. Será mesmo?. Categoria: Ficção/suspense

“AGONIA” (11min, 2022) – Gaspar é um jovem que narra uma experiência única em sua vida. Mesmo sem saber direito o que aconteceu em um momento recente, ele vai recordando tudo que vivenciou ao nos mostrar de modo confuso, o que torna a história envolvente a cada segundo. Este suspense nos instiga a querer saber que experiência é esta que deixou Gaspar tão transtornado.

“AMOR MALANDRO” (1,2min, 2015) – Essa comédia traz o relacionamento conturbado de um casal que sempre briga, mas se amam. Categoria: Animação

“AS PRAÇAS DA MINHA CIDADE” (30s, 2013) – E se fosse possível chamar todos os moradores para se divertirem nas praças de sua cidade? Como fazer isso? Que tal um jingle para ficar na memória de cada um que ouvir e assistir? Mais um trabalho acadêmico que Davi Marinho faz com seus colegas de turma.

“ESTRANHOS” (10min, 2023) – Um relacionamento entre dois jovens parece não estar indo bem. Eles praticamente não se falam e o motivo poderia estar relacionado com a mãe da garota. Mas será que esta é uma história simples de ser resolvida? Categoria: Suspense

“RUTH – VAMOS FALAR DE MEDO?” (13min, 2024) – Em se tratando de medo cada um tem o seu. Neste caso, o de Ruth é ficar sozinha e de ficar no escuro. O que acontece quando essas duas situações se encontram em um dia qualquer? Categoria: Suspense/terror
Lançamento oficial

“O HERÓI” (4,11min, 2024) – Para você, o que é ser um herói? Quem foi seu primeiro grande herói? Qual herói vai ficar em suas lembranças para sempre? Nesta animação vamos conhecer algumas formas que os super-heróis se apresentam em nossas vidas e como um herói faz toda diferença na vida de uma criança.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...