25.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 27, 2024
Publicidade
InicioAgenda CulturalCodajás realiza 33° Festa do Açaí com atrações nacionais, saiba mais

Compartilhar

Codajás realiza 33° Festa do Açaí com atrações nacionais, saiba mais

A capital amazonense do açaí, que recentemente recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o título de IG Selo Açaí dw Codajás, vai ser recheada de comemorações com concursos de gastronomia, artesanatos, música, exposições, seminários e a escolha da Rainha do Açaí.

A cidade de Codajás, distante a 240km de Manaus, é a capital do açaí do Amazonas, de acordo com a Lei N.º 6.611, de 11 de dezembro de 2023 está se preparando para promover a 33ª edição da Festa do Açaí, um evento que celebra não apenas a cultura local, mas também o potencial econômico da região. Com a realização da Prefeitura de Codajás e do Governo do Amazonas, a festa está marcada para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de abril, prometendo uma experiência única aos participantes e turistas.

O evento oferecerá uma variedade de atividades que destacam as múltiplas facetas do açaí. Desde exposições de cosméticos e culinária até biojoias feitas com o fruto amazônico, os visitantes terão a oportunidade de explorar e apreciar a versatilidade do açaí. Além disso, um seminário de Bioeconomia será realizado, abordando temas relevantes para o desenvolvimento sustentável da região.

Uma das atrações mais aguardadas da festa é o desfile e a escolha da Rainha do Açaí. As candidatas desfilarão em trajes confeccionados com matéria-prima do açaí, demonstrando não apenas beleza, mas também criatividade e conexão com a cultura local. Entre as premiações estao um carro 0km e duas motos 0km. Além disso, serão eleitos a Miss e o Mister Codajás 2024, tanto na categoria adulto quanto infantil, enaltecendo a diversidade e o talento da comunidade.

Os concursos de culinária e artesanato também prometem agitar a festa, oferecendo aos participantes a chance de demonstrar suas habilidades e criatividade. Barracas típicas, construídas com matéria-prima do açaí, oferecerão uma variedade de produtos e iguarias locais para os visitantes experimentarem e levarem um pedacinho da cultura amazônica para casa.

Para completar a experiência, mais de 10 bandas locais estão programadas para se apresentar durante os três dias de festa, e entre as bandas regionais estão nomes como Vanda Guedes, Uendel Pinheiro, Banda Popaye, Fernando Carvalho, Magnatas, Sígilo, Andreza Andrade, Nova Onda, Forró Ideal, Essence, Daniel Trindade e os shows nacionais de Marília Tavares e Zé Vaqueiro. Com uma mistura de ritmos e estilos, os shows prometem animar o público e celebrar a riqueza cultural da região.

A realização da 33ª Festa do Açaí reflete não apenas a tradição e a cultura de Codajás, mas também o crescimento econômico impulsionado pela produção do açaí. Como o maior produtor do Amazonas, o município tem se destacado na cena nacional, especialmente após a conquista do selo de Indicação Geográfica (IG) do açaí, concedido pelo INPI. Esse reconhecimento oficial ressalta a qualidade e a autenticidade do produto local, impulsionando ainda mais o desenvolvimento da região e fortalecendo a identidade cultural de Codajás.
O evento é uma realização da Prefeitura de Codajás e conta com o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Prai Empreendimentos, Fausto Jr., Sebrae e Cosama.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...