28.3 C
Manaus
domingo, fevereiro 25, 2024
Publicidade
InicioAgenda CulturalGaleria do ICBEU recebe exposição de Rui Machado

Compartilhar

Galeria do ICBEU recebe exposição de Rui Machado

Os apreciadores da arte de Rui Machado terão mais uma chance de ver de perto o trabalho do artista plástico, compositor e poeta. No dia 6 de julho, com coquetel para convidados, a partir das 19h, Rui Machado traz para a Galeria do ICBEU a exposição “Ritos”. As obras podem ser visitadas pelo público do dia 7 de julho a 4 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h, sempre com a presença do artista.

O evento acontece a convite de Luis Fabian Pereira Barbosa, presidente da instituição. A data marca ainda os 67 anos da fundação do ICBEU.

Esta é a terceira vez que o artista expõe na galeria do instituto. Segundo Rui Machado, esta será a maior exposição de sua carreira até o momento, os visitantes poderão apreciar 70 obras, quantidade nunca exposta pelo artista que celebrou seus 40 anos de carreira nas artes plásticas no ano passado, no palco do Teatro Amazonas.

‘Ritos’ traz cenas do cotidiano amazônico, mescladas com política e problemas da atualidade, além de muita arte indígena, temáticas desenvolvidas ao longo de sua trajetória. Os quadros medem 70x70cm, em tinta acrílica sobre tela.

Machado é um apaixonado pela Amazônia e por todos os povos que nela vivem, suas obras sempre dão destaque especial a essa região, principalmente ao alto Rio Negro.

As pinturas da exposição ‘Ritos’, foram realizadas nos anos de 2020 até 2023, a grande maioria durante a pandemia, momento em que a pintura foi sua grande aliada para refletir sobre os rumos da humanidade.

O artista também pintou uma obra, medindo 150×70 cm, para ser colocada no “foyer” do Teatro ICBEU, onde ele retrata máscaras de um ritual Ticuna. Assim se eternizando na instituição.

Rui Machado

Realizou sua primeira exposição em 1982 no hall do Teatro Amazonas, com o nome “Travessia”, com apoio do jornalista Carlos Aguiar e apresentação do artista plástico Moacir Andrade. Seu primeiro prêmio de pintura veio no mesmo ano com o “Quadro Travessia”. Em 1984 lançou o livro “Anjos e Mistérios”, com apresentação da escritora Cacilda Barbosa e orelha assinada por Áureo Mello. Em 2017 ganhou seu primeiro prêmio de música, com a canção “Remando Estrelas” em parceria com Valdo Cavalcante. Em 2022, Machado completou 40 anos de carreira nas artes plásticas, no palco do Teatro Amazonas. No ICBEU, é a terceira vez que o artista expõe suas obras de arte.

Fonte: Assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...