26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioAgenda CulturalManaus recebe exposição ‘A Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses’

Compartilhar

Manaus recebe exposição ‘A Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses’

Nesta quinta-feira (02/03), às 9h, inicia a exposição itinerante “A Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses”, no Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, Centro. A mostra tem entrada gratuita e fica em exibição até o dia 25 de março, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, no espaço cultural, numa realização do Consulado-Geral do Japão em Manaus e da Fundação Japão, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A iniciativa, que tem por finalidade promover o intercâmbio cultural e artístico entre o Japão e o Brasil, traz cerca de 60 exemplares que refletem o clima e as histórias da tradição japonesa de mais de 200 anos. Antes de chegar à capital amazonense, a exposição percorreu várias capitais brasileiras, tais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a exposição estreita as relações entre o Amazonas e Japão, um país de diversidade cultural ímpar, e permite que os amazonenses tenham acesso a outras manifestações de reconhecimento mundial.

“A importância do impacto dessa produção artística na vida cotidiana da população de tal nacionalidade é ressaltar a ampla variedade de bonecos japoneses e, a partir de cada um, entender os principais tipos de cultura que existem envolvendo essa antiga tradição”, afirma o secretário.

Exposição
Os visitantes poderão apreciar os bonecos na mostra, dividida em quatro seções: “Ningyō como forma de oração pelo crescimento das crianças”; “Ningyō como obra de arte”; “Ningyō como arte folclórica” e “Disseminação da cultura Ningyō”.

São modelos dos mais tradicionais aos mais atuais, voltados para a arte pop como, action figure e que representam símbolos de grandes conquistas das artes modernas que marcaram o Japão, desde meados do século 17.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...