A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos ocorrerá em Manaus com programação totalmente gratuita. O evento será realizado no Auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a partir desta segunda-feira (11) . A cerimônia de abertura ocorre às 18h30 e contará com a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição. A programação seguirá até quinta-feira( 14).
Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra apresenta 18 filmes realizados por profissionais escolhidos por sua relação direta com os temas abordados nas telas, como o racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. O roteiro do evento foi organizado em programas divididos com os titulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”.
As oficinas com educadores são outras atrações da 13ª Mostra, que tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. O objetivo é formar multiplicadores, alcançando mais de 700 educadores no país, para que a arte e os direitos humanos apoiem o ensino. Em Manaus, as oficinas serão realizadas na própria Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), na Av. General Rodrigo Otávio, 6.200, campus universitário, Setor Norte, de 12 a 15 de março, das 9h às 12, com inscrições pelo link: https://forms.gle/1rQT477w5TV6JFhd9.
Na segunda fase, o evento terá a Mostra Difusão, quando a programação desta 13ª edição será disponibilizada de forma online, na plataforma de streaming InnSaei.TV, e em equipamentos culturais das cidades participantes, de 25 de março a 24 de abril. Os espaços, incluindo os do interior, foram cadastrados pelo Ministério da Cultura, que realiza a Mostra com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A produção é do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), com produção local do Casarão de Ideias e da UFAM.