27.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 18, 2025
Publicidade
InicioAgenda CulturalOrquestra Sinfônica da Amazônia abre temporada 2025 nesta quarta

Compartilhar

Orquestra Sinfônica da Amazônia abre temporada 2025 nesta quarta

A Orquestra Sinfônica da Amazônia (OSA) dá início à sua temporada 2025 com um concerto icônico nesta quarta-feira (18), às 20h, no palco do histórico Teatro Amazonas. O programa reúne obras contrastantes do repertório clássico e moderno, com destaque para a homenagem ao centenário de nascimento do compositor grego Mikis Theodorakis.

A noite começa com duas aberturas emblemáticas: “Os Mestres Cantores de Nürnberg”, de Richard Wagner, uma obra que aborda o amor de forma inusitada e simbólica; e a Abertura-Fantasia “Romeu e Julieta”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, baseada na imortal tragédia de Shakespeare.

O ponto alto da apresentação será a Rapsódia para Trompete e Orquestra, de Mikis Theodorakis, compositor, ex-ministro de Estado e figura central na resistência à ditadura na Grécia. Ícone da música e da política, Theodorakis será homenageado neste concerto no ano em que se celebra o seu centenário.

Otto Sauter: solista internacional

O concerto contará com a participação especial do trompetista alemão Otto Sauter, referência mundial em trompete piccolo, que inicia sua turnê internacional pelo Brasil, com apresentações em Manaus e Boa Vista. Esta é sua décima visita ao país, e ele descreve o retorno ao Teatro Amazonas como uma vivência profundamente comovente.

“Apresentar-me mais uma vez no icônico Teatro Amazonas é uma honra. Manaus se tornou um lugar especial para mim, não apenas por sua atmosfera única e riqueza cultural, mas pelas amizades duradouras que construí por meio da música”, declarou o músico.

Otto dividirá o palco com o maestro Rubens de Souza, regente e trompetista com quem compartilha uma longa trajetória:

“Nossa parceria é pautada por respeito mútuo, confiança criativa e uma paixão comum por música expressiva. Voltar a tocar sob a regência de Rubens, neste cenário extraordinário, é sempre um privilégio.”

Sobre a obra de Theodorakis, Otto destaca que interpretar a rapsódia no coração da Amazônia é um tributo especial. Ele relata que Theodorakis foi um gênio da música e um defensor incansável da liberdade, da cultura e da humanidade.

Orquestra Residente do ICBEU

A Orquestra Sinfônica da Amazônia é residente do Teatro ICBEU. Após um ano da criação, a OSA reune 60 músicos com quatro famílias de instrumentos: as cordas, as madeiras, os metais e as percussões. Na parte das cordas: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas; nas madeiras: clarinetes, flautas, requintas, fagotes, contrafagotes, oboés, picollos, requintas e clarones; dos metais: trombones, trompetes, trompas e tubas; e por fim, as percussões: caixa clara, tímpanos, pianos, pratos, xilofones, carrilhões e glockenspiels.

Maestro Rubens Souza

Seu criador e regente, o maestro Rubens de Souza, é músico da Amazonas Filarmônica há mais de 25 anos. Também é idealizador da Série Rio Negro de Concertos Sinfônicos e tem se dedicado à direção artística de projetos sinfônicos na região.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...