Agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde fazem vistoria em 25.374 imóveis, em 63 bairros de Manaus para Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. A inspeção iniciou desde quinta-feira (03/11).
A capital amazonense apresenta uma redução de 74,4% no número de casos confirmados de dengue entre janeiro outubro deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o trabalho será executado com o objetivo de identificar, eliminar e tratar criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya.
O município de Manaus registrou este ano, entre janeiro e outubro, 975 casos confirmados de dengue, representando uma redução de 74,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 3.808 casos da doença.
Em relação aos casos de Zika Vírus, nesse mesmo período, o município registrou 52 casos confirmados, com um aumento de 6,1% em relação ao ano passado, quando o número de casos chegou a 49.
Os casos confirmados de chikungunya deste ano chegam a 41, com redução de 18% em comparação com 2021, que registrou 50 casos.
As ações do LIRAa serão realizadas de segunda-feira a sábado, encerrando no dia 18 de novembro, nos 63 bairros nas zonas Norte, Sul, Oeste e Leste, das 8h às 13h.