25.3 C
Manaus
terça-feira, junho 18, 2024
Publicidade
InicioAmazonasAldeia Banawá recebe atendimento da Justiça Eleitoral, em Canutama(AM)

Compartilhar

Aldeia Banawá recebe atendimento da Justiça Eleitoral, em Canutama(AM)

No dia 20 de março, a Aldeia Banawá, localizada na região do município de Canutama, recebeu atendimento da Justiça Eleitoral, com o objetivo de instalar sessão eleitoral no local, que contou, ainda, com serviços de alistamentos, transferências e revisões do cadastro eleitoral.

Segundo relatos da magistrada, a Dra. Clarissa Lino, titular da 13ª Zona Eleitoral, a organização foi necessária em razão da grande dificuldade de os indígenas da aldeia Banawá e de aldeias circunvizinhas, se deslocarem até a sede do município para votar, já que levam três dias para chegar e mais três dias para voltarem, perfazendo o total de 6 dias de viagem, durante o mês de outubro, no período de seca dos rios, o que dificulta ainda mais a navegação.

A magistrada ainda mencionou o sofrimento das comunidades que devido à longa distância acabavam por deixar muitos eleitores de fora do processo eleitoral. Agora, com a criação de uma Seção Eleitoral, os indígenas poderão exercer a cidadania e escolher os seus representantes, sem necessitar se afastarem da aldeia.

O apoio logístico prestado pelo do 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro – 4 BAvEx possibilitou que mais ações pudessem ser realizadas, como atendimentos médicos, odontológicos, vacinação, emissão de carteira de identidade, cadastramento do bolsa família, testes de malária e borrifação contra vetores da malária e dengue, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Canutama, da Secretaria Municipal da Ação Social e Fundação de Vigilância Sanitária – FVS. A ação contou, ainda, com o acompanhamento de representantes da Funai/Canutama e FOCIMP/Canutama.
Por fim, a magistrada destacou o sucesso da ação que contabilizou mais de setenta atendimentos relativos à serviços eleitorais, dezesseis atendimentos de identificação civil, diversos serviços de saúde e distribuição de kits infantis para a higienização bucal.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...