A Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico nesta quarta-feira (19), alertando sobre chuvas intensas com risco elevado até quinta-feira (20).
A previsão indica chuvas de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes (60 a 100 km/h), com risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas nas regiões do Médio e Baixo Rio Negro, Médio e Baixo Solimões, Baixo Juruá, Médio e Baixo Purus, Médio e Baixo Amazonas e Madeira.
Segundo imagens de satélite do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nuvens convectivas estão concentradas no sudeste do Amazonas, com potencial para chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas, afetando principalmente os municípios das calhas do Alto e Médio Madeira, além do Médio Rio Negro. Existe ainda a possibilidade de que esses efeitos se estendam para as calhas do Médio e Baixo Amazonas, Alto Juruá e Alto e Médio Purus.
Nas demais áreas do estado, o céu permanecerá nublado.
Durante o período de chuvas, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Também é importante evitar se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas.