O Governo do Amazonas deu início ao ano letivo de 2025 nesta sexta-feira (7) para 187 mil alunos da capital. No total, mais de 377,7 mil estudantes estão matriculados na rede estadual de ensino. Na terça-feira (4), também foi realizada a abertura das aulas para os alunos de 61 municípios do estado, com uma cerimônia na Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva, em São Sebastião do Uatumã, a 247 quilômetros de Manaus.
Para este ano, o Amazonas conta com mais de 600 escolas estaduais, sendo 233 na capital e 371 no interior. Desses, 187,2 mil alunos são da capital e 190,5 mil do interior.
A abertura do ano letivo na capital foi acompanhada pelo lançamento do programa Sine Primeiro Emprego, com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, por meio da rede Sine Amazonas, facilitando a inserção profissional dos alunos após a conclusão dos estudos.
O anúncio do projeto foi feito na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, localizada no bairro Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus. A escola, que tem 825 alunos matriculados para o ano letivo de 2025, oferece uma infraestrutura completa, com laboratórios de informática e ciências, biblioteca e auditório.
O programa é uma parceria entre a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Inicialmente, será implementado em três escolas da rede estadual, em colaboração com o Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam).
Durante a cerimônia, foi assinado um termo de cooperação técnica entre os órgãos do Governo do Amazonas para o lançamento do Sine Primeiro Emprego, que terá início em março. A iniciativa é fruto de uma emenda do deputado estadual Adjuto Afonso, no valor de R$ 600 mil.
A primeira edição do projeto atenderá 480 estudantes do ensino médio, oferecendo cursos de capacitação voltados para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o primeiro emprego, como comunicação, trabalho em equipe, pontualidade, responsabilidade, adaptação e conhecimentos básicos em informática. O curso será dividido em módulos, com duração de seis meses, e os alunos serão acompanhados pela Setemp para garantir sua entrada no mercado de trabalho através da Rede Sine Amazonas.