Nessa terça-feira (22/11), oito novos casos de Monkeypox (Varíola Símia) foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas “Dra. Rosemary Costa Pinto” (FVS-RCP).
Agora, o número de casos confirmados da doença subiu para 292 e outros 65 casos suspeitos são investigados. Os casos foram registrados em Manaus.
De acordo com FVS-RCP, o estado contabiliza 694 notificações, desses 337 foram descartados após exames laboratoriais. O Amazonas não tem registro de óbito pela doença.
Em relação aos pacientes detectáveis nessa terça, trata-se de sete pessoas do sexo masculino e 01 do feminino, com idades entre 23 e 42 anos.
Entre os principais sintomas informados estão: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaleia, dor lombar, mialgia, conjuntivite, calafrios, dor de garganta, linfadenopatia e lesão genital.
Os novos casos foram notificados entre os dias 06 e 11 de novembro. Os casos seguem estáveis, em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelo CIEVS Manaus.
Com isso, o atual cenário da varíola dos macacos no Amazonas é de 292 casos confirmados; 337 casos descartados e 65 casos suspeitos estão aguardando o resultado de exames.
Dos 292 casos confirmados, 278 eram do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com mediana de idade de 29 anos (mín.: 16 anos; máx. 57 anos).
Foi observado que 49,7% dos casos confirmados tiveram contato íntimo, incluindo sexual, com desconhecido/a(s) e ou parceiro/a(s) casual(is) ou múltiplas, nos últimos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.