O Amazonas receberá o apoio de duas aeronaves vindas dos Estados do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal para intensificar as operações de combate aos focos de queimadas na Região Metropolitana de Manaus. A previsão é que os helicópteros cheguem à capital na quarta-feira (04) para auxiliar o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
O governo do Mato Grosso enviará um helicóptero equipado com um dispositivo chamado “bambi-bucket”, capaz de despejar aproximadamente 300 litros de água em cada sobrevoo. Além disso, uma aeronave vinda de Brasília tem capacidade para transportar mais de 3 mil litros de água.
O governo do Amazonas está buscando apoio de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, para ampliar os esforços no combate às queimadas. Também está recebendo apoio do governo federal e das Forças Armadas para logística e entrega de alimentos. As aeronaves se somarão aos helicópteros da Marinha do Brasil que já estão em operação na região.
O CBMAM está envolvido nas operações de combate às queimadas desde março, com a Operação Tamoiotatá 3, Operação Aceiro e Operação Céu Limpo, focando na Região Metropolitana e no sul do Amazonas, onde se concentram a maioria dos focos de incêndio.