28.3 C
Manaus
domingo, julho 14, 2024
Publicidade
InicioAmazonasAmbulatórios são montados no sambódromo para ocorrências no desfile

Compartilhar

Ambulatórios são montados no sambódromo para ocorrências no desfile

Durante os desfiles das escolas de samba de Manaus, que acontecem até este sábado (18/02), no Sambódromo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) instalou ambulatórios para prestar suporte à assistência em saúde dos brincantes.

A estrutura conta com dois leitos e uma equipe multiprofissional de saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos, para o atendimento aos foliões no local.

O secretário executivo de assistência da capital, Leandro Pimentel, explica que o espaço foi preparado para garantir a segurança e bem-estar dos foliões, para atender e prestar atendimento imediato a quem necessitar, evitando que situações de emergência se agravem.

“Como esses eventos costumam reunir um grande número de pessoas, é comum que ocorram situações de emergência, especialmente em decorrência do consumo excessivo de álcool. Portanto, a instalação do ambulatório durante os eventos de carnaval é uma medida muito importante para a assistência em saúde e segurança da população”, pontuou o secretário.

A ação está sendo realizada em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

O ambulatório tem capacidade para atender pessoas com traumas leves, como cortes e quedas, mal-estar, tontura, desidratação, vômitos e, também, aos que excedem no consumo do álcool e necessitam de atendimento médico.

Para eventos com maior gravidade, estarão de prontidão uma Ambulância de Suporte Básico (USB), e outra ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), com a finalidade de prestar socorro ao público, em casos de urgência e emergência. A unidade de retaguarda é o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada e, para casos mais graves, os hospitais e prontos-socorros da capital.

Além dos desfiles das escolas de samba, a SES-AM prestará assistência a outros eventos carnavalescos, como o Concurso de Fantasia Adulto e Melhor Máscara, no domingo (19/02), no Centro Cultural Povos da Amazônia, e durante o Carnaboi, no sábado e domingo (25 e 26/02), no Sambódromo de Manaus.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...