O Ministério Público do Amazonas (MPAM) está conduzindo uma investigação sobre a falta de fornecimento de energia elétrica em 19 comunidades ribeirinhas localizadas na margem esquerda do Rio Negro, no Amazonas.
A investigação teve início após uma denúncia feita pela Associação de Povos e Comunidades Tradicionais da Reserva Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista (APCT-RDS Puranga Conquista).
Segundo o MPAM, a averiguação tem como objetivo esclarecer as causas das frequentes interrupções de energia elétrica. O foco é agir nas necessidades urgentes das comunidades, diz o órgão.
“Diante desse cenário a Promotoria do Consumidor, tomou a iniciativa de abordar o problema de forma individualizada. Reconhecendo a singularidade de cada comunidade, nos comprometemos a investigar as causas específicas por trás das frequentes interrupções no fornecimento de energia”, explicou a Promotora de Justiça Sheyla Andrade dos Santos, da 51ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor (Prodecon).
Ainda segundo o MPAM, o intuito é desenvolver e implementar medidas de longo prazo que assegurem uma infraestrutura elétrica estável e confiável para as regiões.