O Boi-Bumbá Garantido anunciou na noite de sexta-feira, 11/10, o tema que guiará suas performances no 58o Festival Folclórico de Parintins: “Boi do Povo, Boi do Povão”. Com a promessa de um show vibrante e tocante, o Boi da Baixa da Xanda exibirá sua tradição e ligação com a população, enquanto exalta a vasta diversidade da cultura popular da Amazônia e batalha pela preservação da vida.
A expressão “O Boi do Povão”, concebida nos anos 80 por Paulinho Faria, o eterno apresentador do Boi Garantido, simboliza a essência do bumba-meu-boi.
Historicamente reconhecido como o Boi da diversidade, o Boi Garantido representa os caboclos, quilombolas, pretos, indígenas e Perrechés — povos humildes e tradicionais da Ilha Tupinambarana, em especial, do Quilombo Afro-Indígena da Baixa do São José.
O Presidente do Bumbá, Fred Góes, reforça o compromisso com as raízes populares e movimentos sociais:
“Em 2025, a herança popular será o coração do Festival de Parintins. O Boi do coração na testa resgatará a essência e a resistência dos povos da Amazônia e do Brasil que nunca tiveram sua verdadeira história contada. Somos o Boi de todas as pessoas, de todas as causas e de todas as minorias, sem exceção. É uma festa do povo e para o povo, então a galera encarnada pode esperar um espetáculo grandioso e emocionante”, afirmou o Presidente.
Com essa temática, o Boi-Bumbá Garantido promete levar à arena do Bumbódromo uma celebração da resistência, da ancestralidade, da força e tradição de seus povos, reafirmando sua posição como o mais querido do povão.